Decorreu no dia 26 de junho, nas instalações do MarcoInvest – Edifício Marco Fórum XXI, o workshop “Liderança Estratégica num Contexto de Incerteza”, promovido pelo Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) no âmbito do projeto TAMS’TechValley. A iniciativa – que contou com o apoio do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, da Associação Empresarial do Marco de Canaveses e Município de Marco de Canaveses – foi financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da medida “Vales Incubadoras e Aceleradoras”.
A importância da comunicação na liderança
O orador convidado, Miguel Beirão, especialista em liderança e alta performance, centrou a sua intervenção no papel decisivo da comunicação verbal e não verbal na gestão de equipas e no desempenho organizacional. A sessão reforçou a ideia de que liderar implica inspirar, escutar e adaptar o estilo de comunicação às pessoas e aos contextos. Foi ainda sublinhada a importância da melhoria contínua, apelando à adoção de uma atitude proativa e consciente no quotidiano empresarial.
A sessão sublinhou ainda a importância de não se dispor apenas das ferramentas certas de apoio à gestão, mas sobretudo de saber utilizá-las de forma eficaz. O orador destacou que a eficácia da liderança estratégica depende tanto da escolha dos instrumentos adequados como da capacidade de os aplicar com intenção e clareza, reforçando também o papel crescente da inteligência artificial na organização do trabalho, no apoio à decisão e na melhoria da eficiência operacional.
Um dos momentos mais marcantes do workshop foi a apresentação do modelo DISC, uma metodologia que permite identificar diferentes perfis comportamentais e adaptar a liderança e a comunicação de forma mais eficaz. Os participantes foram convidados a refletir sobre os seus próprios estilos de comportamento e comunicação.
Próximas iniciativas
Dando continuidade à promoção de competências estratégicas e apoio ao ecossistema empreendedor da região, os próximos workshops do TAMS’TechValley estão agendados para os meses de agosto e setembro. As temáticas e datas concretas serão divulgadas brevemente através dos canais oficiais do projeto.
A incubadora TAMS’TechValley foi criada no âmbito do projeto nº 12092, cofinanciado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através da medida “Vales Incubadoras e Aceleradoras”.

